São Paulo, Quaresma de 2019
Queridos amigos e amigas,

Como todos os anos, volto à Campanha de Quaresma - tempo de solidariedade e justiça. Este ano, a obra social escolhida é a Casa de Frei Francisco, fundada por Dom Helder Camara, no Recife, em 1985, no final de seu arcebispado. De natureza filantrópica e beneficente, sem fins lucrativos, se mantém graças a doações espontâneas e presta serviço de forma voluntária e gratuita.

Merecedor de vários prêmios internacionais, Dom Helder fez uso deles para construir, em terreno do bairro dos Coelhos, uma casa destinada a atividades sociais em prol dos mais carentes daquela comunidade e comunidades vizinhas, como Coque e Joana Bezerra. Em homenagem a seu santo de devoção, chamou-a Casa de Frei Francisco.

A Casa funcionou por um bom tempo como albergue para moradores de rua, oferecendo-lhes acolhimento fraterno, alimentação e banhos. Depois, passou a acolher crianças e jovens das três comunidades vizinhas em situação de risco social ou vulnerabilidade.

Desde então, o foco do IDHeC (Instituto Dom Helder Camara) é manter funcionando, na Casa de Frei Francisco, o espaço educativo organizado ao longo dos últimos 21 anos (4 em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) para favorecer/promover o gosto pela leitura e escrita; desenvolver e exercitar responsabilidade pelas questões ambientais; fortalecer as atividades didáticas da escola formal; oferecer apoio psicossocial; incentivar a construção da cidadania através da internalização de princípios éticos; construir e vivenciar regras e normas de convivência.

A meta é atender 120 crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, moradores das comunidades dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra, em situação de risco social ou vulnerabilidade, distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), diferente do horário escolar.

Crianças e adolescentes poderão desenvolver ali hábito de leitura; raciocínio lógico; noções de informática; orientação sexual e orientação profissional.

As vagas fixas são, atualmente, para 80 adolescentes que não estão mais na Casa continua através de suporte psicossocial.



Sua doação, ainda que de R$ 1, pode ser feita através do:

BANCO DO BRASIL
Agência: 1833-3 - Conta: 129242-0
Casa de Frei Francisco - CNPJ: 08.799.272/0001-05
Endereço: Rua Largo dos Coelhos, nº 78 - Coelhos - Recife/PE - Brasil.  
 
Se precisar de recibo ou alguma informação suplementar, entre em contato com:
Coordenadora - Giselle Carvalho - Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (81) 3231-6215

         http://institutodomhelder.blogspot.com/2015/04/casa-de-frei-francisco.html


     Por favor, divulgue esta campanha nas redes sociais e entre seus familiares e amigos.
Agradeço a sua solidariedade. Deus lhe pague.


Meu abraço com amizade e paz
assina
Frei Betto